Relatório da Comissão Especial do Sistema Municipal de Saúde

A Comissão Especial do Sistema Municipal de Saúde foi criada pela portaria no 43, de 12 de junho de 2018, após aprovação do oficio no 03/2018, de autoria dos Vereadores Hudson Sergio Dias Vaz, Valdir Ferreira de Souza e Luiz Aparecido Maesta.

Nos termos da proposição apresentada, a iniciativa teve por fato motivador “as diversas reclamações que cotidianamente chegam a estes Vereadores, advindas dos usuários do sistema municipal de saúde, das quais podemos destacar a falta de pessoal, equipamentos, materiais e medicamentos, morosidade da fila de procedimentos e falhas nas condições de atendimento e de trabalho ”

A Comissão foi instalada em 12 de junho do corrente ano, com a seguinte composição: Vereador Marcelino Natalício Pereira (Presidente), Vereador Jocelino Saidler (Relator), Vereador Reginaldo Gama Pedroso (Membro).

O objetivo geral da comissão consistia em analisar a situação da rede pública de atendimento à saúde no município de Nova Brasilândia, no tocante aos aspectos estruturais, materiais e de recursos humanos. Como objetivos específicos, a Comissão buscou a compreensão da estrutura de atendimento existente, com o levantamento das demandas não só da população atendida, como também dos profissionais atuantes nas Unidades de Saúde.

Como finalidade última, a Comissão tinha por intenção realizar um diagnóstico da situação da rede pública municipal de saúde, com vistas não só a auxiliar o gestor público na condução da política de atendimento da área, como apontar sugestões e soluções de atuação em prol de um serviço público de saúde de qualidade.